Como se Tornar um Membro Ativo da Igreja Batista da Glória

  I.      Como se Tornar um Membro Ativo da Igreja Batista da Glória

E

xiste uma diferença entre ser membro iniciante e membro ativo da Igreja Batista da Glória. Todas as pessoas que tomam a decisão de seguir a Jesus em nossa igreja passam automaticamente a ser membros iniciantes, da mesma forma que uma criança, ao nascer, se torna membro de sua respectiva família.

Outro meio de se tornar um membro iniciante da Igreja Batista da Glória dá-se quando a pessoa vem de outra igreja, com a bênção do seu pastor. Em resumo, qualquer pessoa que decidiu seguir a Jesus em nossa igreja ou veio transferido com a bênção do seu pastor torna-se automaticamente membro iniciante da Igreja Batista da Glória, mesmo que ainda não tenha sido batizada. Logo, uma coisa é ser membro iniciante, outra é ser membro ativo.

Existem vários requisitos para quem quer ser um membro ativo da Igreja Batista da Glória, assim como há também vários benefícios.

A. Requisitos para se Tornar um Membro Ativo da Igreja Batista da Glória

 

1. Confissão pessoal de Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

 

Precisamos ter muito cuidado para que nossos membros ativos não cresçam na estrutura da igreja sem primeiramente passarem por uma autêntica conversão.

2. Congregar fielmente nos cultos de celebração na célula.

 

A Igreja Primitiva se reunia na “grande congregação” e na pequena. O que para eles eram as reuniões no templo e nas casas, para nós são culto de celebração e as células.

3. Completar o Acompanhamento Inicial, pelo menos até a lição 5, incluindo o Aconselhamento Pessoal, e continuar a ser discipulado um a um.

 

O discipulado um a um, utilizando Acompanhamento Inicial nos seus estágios dos valores centrais da Igreja Batista da Glória.

4. Fazer o Curso de Membresia Completo.

 

Este curso tem duração de cinco horas, das 13h30 às 18h30. Acontece sempre num dia de sábado, avisado com bastante antecedência. Se alguém não fizer este curso do começo ao fim, não poderá se tornar um membro ativo da Igreja Batista da Glória.

5. Assumir o compromisso de permanecer fiel aos princípios da aliança Igreja Batista da Glória.

 

Encaramos a membresia na Igreja da Igreja Batista da Glória como uma aliança de família e não como uma opção descartável. Portanto, é necessário que a pessoa reflita profundamente acerca dos compromissos dessa aliança antes de assumi-los. Os termos dessa aliança serão explicados mais adiante neste livro.

6. Batismo por imersão como símbolo público da sua fé.

 

Já falamos bastante sobre o batismo nas águas, e ainda falaremos mais nas páginas seguintes. Por enquanto, basta dizer que ele é um dos sete requisitos indispensáveis para se tornar um membro ativo.

7. Compromisso de completar o Curso de Fundamentos e os três níveis do discipulado.

 

Esse curso tem quatro disciplinas, todas extremamente essenciais para conceder uma boa base bíblica e prática para o crescimento pessoal e ministerial. São elas: CURSO DE MEMBRESIA – CLASSE DA NOVA CRIATURA – A FAMÍLIA CRISTÃ – FAZEI DISCÍPULOS?

Os três níveis do discipulado um a um são: ACOMPANHAMENTO INICIAL – DISCIPULADO PESSOAL NÍVEL DOIS – DISCIPULADO PESSOAL NÍVEL TRÊS.

 

B. ALGUNS REQUISITOS EM DESTAQUE

 

Todos os requisitos acima mostrados são importantes. No entanto, gostaríamos de elaborar mais detalhadamente alguns deles.

1. CONGREGAR FIELMENTE

 

A Bíblia diz em Hebreus 10.25: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”.

O texto acima é um mandamento de Deus para todos os Seus filhos. Então, por que Ele nos manda congregar fielmente? É claro que existem inúmeras razões para isso, com isso, vamos expor uma que julgamos imprescindível.

O Espírito Santo é um nutricionista espiritual. Se você congrega numa igreja “x”, Ele vai preparar ali as refeições para o seu sustento espiritual. Esse cardápio inclui as proteínas espirituais, sais minerais, vegetais e vitaminas. Ou seja, toda a dieta de que você precisa para ser uma vitória e bênção nas mãos de Deus.

Se você faltou às reuniões por motivos justos — como questões de saúde, ou coisa do gênero — o nutricionista já sabia disso antes. Ele vai lhe recompensar, de maneira que os nutrientes cheguem à sua dieta.

Contudo, se você faltar por negligência ou preguiça — assistindo jogos na televisão ou qualquer outra coisa supérflua —, faltando na casa do Senhor por razões mundanas, sem sombra de dúvidas quem perderá será você.

Por isso, a Bíblia diz: “…Não deixai de congregar-vos”.

O pastor Abe nos conta uma experiência: “Ele se lembra de certa vez em que ele e sua esposa foram visitar uma irmã. Chegando à sua residência, perguntou por que ela não tinha ido à igreja naquela semana. Ela respondeu: “Ah, pastor, eu estava um pouco fraca e desanimada, por isso não fui. Agora, estou doente”. Aquela querida irmã estava acamada.

Sem quem ela soubesse, ele pregou a ela a mensagem do domingo anterior. Tudo o que ele havia falado na igreja, falou novamente. A esposa do pastor Abe estava ao lado dele, junto à cama daquela irmã enferma. Deus e esposa são testemunhas de que, quando ela ouviu a mensagem, ficou entusiasmada. Ela disse assim: “Pastor, que palavra! Quer dizer que o diabo esta debaixo dos meus pés? Eu não aceito mais esta doença… Eu estou curada, em nome de Jesus!”

O pastor Abe respondeu a ela: “A irmã quer que eu saia do quarto, para você ficar mais à vontade para se levantar?” Ela disse: “Sim, pastor, por favor!” Então, ele saiu e sua esposa a ajudou a vestir-se, e ela ficou curada na mesma hora, para a glória de Jesus.

Ela disse: “Glória a Deus que essa Palavra me libertou!” Ela estava certa, pois a Bíblia diz: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará” (João 8.32).

O pastor Abe chamou a irmã, com amor e carinho, e disse: “Tudo o que eu preguei aqui na sua casa, há pouco tempo, foi o mesmo sermão de domingo. Deus teve misericórdia da irmã e trouxe o culto para sua casa hoje. Se você tivesse feito um pouco de esforço e tivesse ido à igreja no domingo acredito que não teria ficado nesta situação. Certamente Deus teria lhe curado antes, e essa doença não teria se agravado”.

Temos visto isso acontecer vez após vez. Quem congrega fielmente recebe em primeira mão a dieta que o Espírito Santo preparou. Quem não o faz, compromete seriamente a sua saúde espiritual.

O que é congregar fielmente na Igreja Batista da Glória? Significa nossos membros participarem de um dos cultos de celebração aos domingos e também da célula. É basicamente isto. Se formos analisar, é muito simples. São duas reuniões na semana em que ele precisa estar presente.

Todos nós temos uma semana com sete dias. E gastamos tempo com tantas coisas supérfluas. Será que não podemos separar um pouco de tempo para Deus? Será que temos priorizado essas duas reuniões tão importantes para o nosso crescimento espiritual?

Além dessas reuniões, o TADEL é fundamental para quem pretende se tornar líder. Cremos piamente que se todos os nossos membros forem treinados e andarem no Trilho de Liderança, eles poderão se tornar bons líderes de células.

A frequência ao TADEL não é obrigatória para quem ainda não é líder de célula. Mesmo assim, ele é de suma importância; um bom caminho para quem quer se preparar para a liderança. Sim, pois o seu chamado não é só para “esquentar” as cadeiras da igreja, mas para se tornar um líder espiritual.

Outra grande ferramenta que nós temos é o discipulado um a um – outro elemento crucial da visão da Igreja Batista da Glória. Mas ele não precisa ser feito exclusivamente à noite. Fica a critério de cada discipulador e discípulo. Eles podem marcar uma reunião para almoçarem juntos e aproveitar o intervalo do almoço para fazer o discipulado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s